O Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), vinculado diretamente ao Palácio do Planalto, decidiu, nesta terça-feira, 5, retirar oito parques nacionais da lista de privatizações proposta pela pasta. Entre os notáveis destinos, está o famoso Parque dos Lençóis Maranhenses, próximo à divisa com o Piauí, reconhecido como um dos mais belos cartões postais do Brasil.
O comunicado, divulgado no Diário Oficial da União, também indica ao presidente a exclusão do PPI em relação ao Parque da Serra da Bocaina, situado entre São Paulo e Rio de Janeiro, o quarto parque nacional mais visitado do país. Além disso, a administração da Serra da Capivara, no Piauí, e da Serra da Canastra, em Minas Gerais, foram removidas da lista de privatizações.
Por outro lado, onze parques ainda permanecerão sob o modelo de concessão. Destacam-se o Parque de Jericoacoara, no Ceará, o segundo mais visitado do país, o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, classificado como o terceiro mais visitado, e o Parque Nacional das Anavilhanas, uma importante porta de entrada para estrangeiros interessados em explorar a floresta amazônica por meio de Manaus.
Vale ressaltar que durante os anos de governo de Jair Bolsonaro, alguns parques já tiveram suas administrações e atendimentos ao público transferidos para a iniciativa privada. Um exemplo notório é o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás.
Fonte: O Informante